Vamos começar do começo. Você lembra quando, alguns anos atrás, começou-se a falar muito sobre armazenamento de dados em nuvens? Sim, as famosas “clouds”. Agora (na verdade, já faz um bom tempo também), a tendência é a utilização de duas ou mais nuvens para armazenar os dados da empresa. Isso é multicloud!

Mas qual a diferença entre cloud e multicloud?

Eis aqui, conforme explicou muito bem o Danilo Gonçalves no Portal DC:

“Quando uma empresa utiliza apenas um serviço de nuvem, ela acaba colocando todos os seus preciosos ovos (dados e sistemas) numa mesma cesta e correndo o risco de:

Ter todos os seus dados perdidos em um vazamento;

Sofrer interrupções causadas pelo provedor;

Ficar presa ao provedor por um longo período de tempo;

Não extrair o melhor de cada provedor disponível no mercado;

Não aproveitar a guerra de preços entre os provedores;

Não ter todas as suas necessidades atendidas”

Com a multicloud, esse risco é diluído!

No entanto, é muito importante que a empresa, ao aderir ao armazenamento em multiclouds, garanta que as políticas de segurança, normas e práticas sejam seguidas à risca, para evitar qualquer vazamento de dados – que, nesse caso, ao invés de vazar de uma nuvem, poderia vazar de várias.

É nessa hora, normalmente, que a conta não fecha. Para garantir a segurança dos dados, a empresa deveria contar com pelo menos um especialista em cada ambiente (AWS, Azure, Google Cloud, OpenStack, etc).

Outra opção é contratar uma empresa que cuida disso tudo pra você. Já conhece os serviços de multicloud da CS IT Consulting?