O portal The Brief compilou os dados de dois estudos sobre Inteligência Artificial. De acordo com o ‘2020 Hype Cycle Special Report: Innovation as Strategy’, do Gartner, nas empresas, a IA finalmente está ganhando escala e não é mais assunto exclusivo de especialistas. Agora, ela permeia todas as áreas das organizações e inclui muitos profissionais, dos clientes e parceiros aos executivos, passando por vendas, desenvolvedores e profissionais de TI. De acordo com o estudo, 30% dos CEOs estão tocando alguma iniciativa de inteligência artificial.

Porém, segundo o State of AI Report 2020, apenas 15% dos artigos feitos com IA nascidos em empresas compartilham o código das soluções, e essa porcentagem não mudou muito desde 2016. As companhias mantém a propriedade intelectual fechada a sete chave. Há pouca colaboração nesse sentido. E mais: os experimentos mais bacanas da área tendem a ficar concentrados nas grandes corporações e não chegar nunca ao mercado.

Os estudos apontam a industrialização das plataformas como a principal responsável pela aceleração da adoção da IA. Ainda segundo o State of AI Report 2020, hoje está muito mais fácil começar projetos de IA, pois há disponibilidade de ferramentas e maturidade de infraestrutura. Com isso, startups e empresas menores têm mais acesso e, em certa medida, podem competir de igual para igual com as grandes corporações.

Leia também: 5 passos para acelerar a Transformação Digital