1. Organize seu espaço de trabalho

Encontre um espaço em sua casa onde possa se concentrar. Uma dica: quando fizer uma reunião on-line pelo Microsoft Teams, se você estiver em algum lugar com distrações ao fundo, você pode usar o desfoque de fundo para manter os colegas de equipe concentrados.

2. Comunique-se frequentemente

Trabalhando de casa, é natural que algumas coisas da rotina mudem um pouco. Por exemplo, você pode precisar assumir alguma tarefa familiar mesmo enquanto trabalha. Por isso, comunique sua programação a seus colegas de trabalho, para que eles saibam quando entrar em contato com você.

3. Mantenha limites saudáveis

Sem as quebras comuns ao dia a dia de trabalho no escritório, como o deslocamento e a pausa para o café, pode ser mais difícil se desconectar. Certifique-se de fazer suas próprias pausas em casa, de manter-se hidratado e de dar-se a oportunidade de “sair” do trabalho remoto no fim do dia.

4. Adote as reuniões on-line

Certifique-se de que todas as reuniões incluam o convite virtual para que os membros da equipe possam participar de onde quer que estejam trabalhando. Ligue o vídeo para que sua equipe possa interagir cara a cara e se sentir mais conectada.

5. Seja consciente e inclusivo

Uma teleconferência com muitos participantes pode dificultar o compartilhamento de opiniões. Em uma reunião on-line, lembre-se de fazer pausas frequentes para permitir perguntas. Também é importante lembrar que é possível utilizar a janela de bate-papo para compartilhar ideias.

6. Grave suas reuniões

Quando você iniciar uma reunião, pressione “gravar”. Assim, os membros da equipe que não puderem participar podem assistir mais tarde. Essa opção também cria uma transcrição automática, que pode ser consultada posteriormente.

7. Compense a falta de conversa no corredor

O bate-papo rápido no cafezinho é do que mais as pessoas sentem falta ao trabalhar remotamente. Para compensar essa ausência, lembre-se de entrar em contato com seus colegas de trabalho. E não apenas nas reuniões e e-mails, também pode ser por mensagens e redes-sociais. Verifique regularmente como as pessoas estão ;-)

8. Reúna a equipe

Trabalhar remotamente pode parecer um pouco isolado. É importante criar oportunidades para toda a equipe se reunir virtualmente, seja para grandes brainstorms com o aplicativo Microsoft Whiteboard ou mesmo para um café virtual.

9. Divirta-se

Que tal realizar outras atividades e desafios divertidos? Pode ser um concurso de fotos ou de ideias criativas. Ótimas formas para ajudar a equipe a permanecer positiva, engajada e energizada.